sábado, 1 de maio de 2010

A Saudade


A saudade é um sentimento existente no coração de qualquer ser humano, é advinda de recordações nostálgicas, carinhosas de algo/alguém especial que está ausente, acompanhado da necessidade de tê-lo ou possuí-lo. É quase única no nosso vocabulário e pertence à lista britânica das sete mais difíceis palavras de se traduzir a outro idioma. Sua etimologia advém do latim solitarius que provém da família solitas, solitatis, solidão. Tal palavra não possui a mesma definição de sua origem etimológica, assim, ainda pouco se sabe sobre a origem do seu real significado.

Alguns dizem que foi criada na época do descobrimento do Brasil, quando os portugueses chegaram aqui em nossa Terra “virgem”, e usurparam nossos bens naturais, se depararam com índios, escassos habitantes idiossincraticamente opostos ao “comum” para eles. Saudosistas pela amarga distância, sentiam falta de suas famílias que estavam do outro lado do oceano Atlântico, pessoas que sumiam pelo vasto e novo terreno ou que haviam morrido.

Penso que saudade vai além do conceito simples da língua portuguesa, é um sentimento vivido não só pela ausência de comunicação, mas também o contato físico com pessoas que gostamos, amamos. É a companheira imediata da solidão, inseparável do amor, suave cheiro dos momentos de afeto e benevolência.

Acontece ao acaso ou quando algo te faz lembrar quem lhe falta, seja seu doce perfume, lugares ou momentos. Ela vem de mansinho e quando se menos espera atua como forte deturpadora de outros sentimentos, lacerando a alma e levando à inconseqüência.

Saudade é a dor que sufoca o coração e alegra a alma. Saudade é presença do ausente, é lembrança do bem-querer, um doce convívio com a distância, uma alegre e agradável tristeza do “ver-não-vendo”, do amar sem o objeto do amor...

2 comentários:

Anônimo disse...

Saudade é inevitável meu caro dock, pior do q aquela q sentimos por aqueles q não voltarão, ou a que sentimos por momentos que jamais se repetirão, é a nos causa a sensação de solidão... é a que sentimos a morte de algo importante em vida, a que faz o peito doer, mas não resulta em lagrimas... por q afinal, a cada dia nos perdemos um pouco, e acabaremos sendo só lembranças, q com muita sorte causaremos saudades! bjs
ASS: lezada.com

James disse...

Puxa, ótima postagem, perfeita definição, sintomuita saudade de vários amigos que não estãopor perto!! Parabéns pelo post.

PS: lancei um colaborativo no meu blog, agora vc pode escrever o que quiser e mandar que eu publico, qualquer coisa se quiser ajudar, fala comigo no orkut, rod open door, ou lugar ao sol, rsrs

PS2: que musica bonita etriste do seu blog!!