domingo, 12 de fevereiro de 2023

Buscando Por Adaptação


Envelhecer dá medo! Não posso deixar de começar este post com esta frase – “Post”... Se é que é chamado disto hoje em dia...

Não tenho medo de morrer, mas o envelhecer pode ser bem complicado! Vamos aos principais pontos:

 

Primeiro: infelizmente o meio digital está aí para fazer as grotescas comparações de como você era e como você está e isto, além de repugnante, é desrespeitoso! Zombam das pessoas sem o menor pudor e por algo que não podem fazer muito (complexa gravidade, para não afrontá-la)... Hoje é possível escutar os sons de quem já esteve nesta terra e não está mais, aí o negócio fica mais estranho. Hoje isto é normal, mas nasci em um tempo em que não víamos isto com tanta frequência, pois, a globalização ainda não havia atingido o atual patamar.

 

Segundo: a geração a seguir a minha se acha mais esperta e somos subestimados e questionados frente ao que falamos, mesmo quando temos certeza da verdade, baseada em dados e fatos... Além disto, são realmente conflitantes, prepotentes e rasos, triviais, de relacionamento supérfluo e a obsolescência das coisas, na visão deles, é algo bem mais breve que para minha geração...

 

Terceiro: a velhice traz a inseguranças sim! Não adianta ter dinheiro, fama e estabilidade. Fato é que você realmente envelhece e nunca terá a mesma aparência que antes. Relacionamentos entre pessoas idosas ou mais velhas acontecem realmente? Hoje vemos tanta gente mais velha com meninos/meninas novas, com discrepância de mais de 20 anos entre suas datas de nascimento. Interesse ou amor real?

 

Quarto: quanto mais velho vai ficando, mais pessoas ao seu redor, as quais você conhecia, morrem! Meu deus! Como isso é ruim! Não tenho tantos conhecidos próximos que faleceram, mas todos os dias que eu ligo a TV, que não são muitos, vejo a notícia de falecimento um ícone da minha geração ou que influenciou minha geração. Ou seja, vejo o declinar de uma geração e a ascensão de outra, uma vez que nossas referências começam a serem perdidas e a ascensão da trivialidade, mentida, fingimento e de valores completamente deturpados se ascende.

 

Não estou em desespero, não estou morrendo, não tenho 40 anos ainda (bem próximo), mas angustiado em entender como será este declínio de vida, já que estou bem próximo ao ápice de vida e, a seguir, em declínio.

 

Confesso que tenho ficado mais próximo ao álcool (risos), as leituras estão cada vez mais veementes, a busca por entender este mundo tecnológico está acirrada e frustrada, o relacional humano está incompreensível (na verdade compreensível, mas inaceitável) ... Não sendo meu perfil, mas sinto a necessidade de parar e não mais compreender este monte de acontecimentos, pois, chega um momento em que transcendemos o nosso estado natural e entramos em um sofrimento que, se não estancado, poderá levar a consequências maiores.

 

- Hey Mister Thinker! Vai um "tarja preta” ai?

 

- Não. Conflituoso sempre fui, faz parte do meu cerne. Querer me cegar é que é um grande problema, mas não acho que resolverá com isso.


Closing Times

Nenhum comentário: