sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Aliança


Depois de algumas conversas paralelas e fatos ocorridos em minha vida, fiquei bastante curioso em saber sobre o simbolismo da aliança. Descobri que tem função ambivalente de unir as pessoas e ao mesmo tempo isolar -... os outros olhos gordos da pessoa amada -, ou seja, “marcar o território”.

A aliança surgiu na Grécia, provavelmente advinda de costumes Hindus para simbolizar o casamento. A aliança era colocada no quarto dedo graças à crença de que ali passava a Veia D’Amore que estava ligada diretamente ao coração.

Já os chineses, usavam a aliança no quarto dedo com outras acepção. Acredita-se que os dedos são meros símbolos familiares, sendo que o dedo polegar representa os pais, o dedo indicador representa o irmão, o dedo do meio sendo você mesmo, o dedo anelar representa seu companheiro e o dedo mínimo, seu filho.

Logo quando li sobre o assunto me perguntei o porquê do dedo anelar representar o “parceiro”, aí vem a parte interessante, ao unir as mãos pelas pontas dos dedos, exceto os dedos do meio que deverão estar dobrados (um encontrado com o outro), observa-se que os polegares, que indicam seus pais, podem ser separados, você não viverá com eles o resto de sua vida; os indicadores, seus irmãos, separam-se facilmente, um dia também vão se separar de você, pois terão suas próprias famílias; os dedos mínimos também podem ser separados, indicam seus filhos que também irão crescer e se casar. Mas os dedos anelares não conseguimos separá-los, significando que marido e mulher marido devem viver juntos pelo resto da vida.

Um comentário:

Anônimo disse...

Que lindo!! quando eu for pedir algeum em casamento irei colocar a aliança no dedo anelar e por sinal irei compra duas! uma para cada mao... rsrsrsrs muinto sencivel... ti munitim!!!! ;o)
Ass: lezada