segunda-feira, 29 de setembro de 2008

Donnie Darko e o Buraco de Verme


Não, este título não envolve pseudônimo de nenhum daqueles caras que invadiram minha vida e degolaram-me.
Pessoal, assisti esses dias atrás a um filme muito interessante, falando sobre umas das coisas que mais gosto e que nunca mencionei aqui, aquelas teorias relativamente “absurdas” da física, sabem? Fantástico!

A história se desenrola em uma atmosfera sombria no final dos anos 80 em uma pequena cidade claramente dividida entre liberais e conservadores. Nesse turbilhão se encontra Donnie Darko, um garoto problemático com alguns traços de “esquizofrenia”. Em uma noite, um coelho gigante acorda-o, salvando sua vida, pois repentinamente uma turbina de avião despenca do céu caindo exatamente na cama de Donnie. O coelho gigante ainda profetiza que o mundo irá se acabar dentro de pouco tempo (como voês vêem caros amigos, todo coelho sempre é portador de más notícias).

Só, pessoal, que o “buraco” é mais embaixo, na verdade há uma teoria física por detras da historia, se chama “buraco de verme” ou em inglês “ wormhole” (o nome inicialmente pode não dar muita credibilidade a teoria, mas lendo sobre ela, se ignora totalmente essas trivialidades e se foca no contexto), onde seu conteúdo defende a viagem no tempo e diversas coisas muito interessantes de se pensar, pois, ele oferece um leque de informações cuja lógica talvez nunca seja provada (não enquanto estivermos vivos). É esse tipo de filme que me deixa pensando: “Será que existe realmente pessoas com distúrbio mental? Não será só vidas em dimensões diferentes? Será que o homem ja viajou no tempo, modificou as ações presentes e nos nunca notamos?” (Melhor não pensar muito nisso, senão acho que ficarei louco; E é por esse motivo que não me especializarei em psiquiatria (viajo muito junto com os pacientes mentais)).

Ainda, mesmo que você assista ao filme e acha que entendeu tudo, não, você não entendeu nada. Existe um resumo detalhadissimo na internet onde relata toda a lógica do filme baseada na teoria, e esta também se encontra em livro, na verdade, o livro que o Donnie lê é real e tem uma tradução também disponível na internet, com imagens e tudo!

Um comentário:

Anônimo disse...

Esse parece interessante, consegui achar. Adoro esses filmes com "teorias relativamente absurdas". Valeu.